Total de visualizações de página

sábado, 14 de abril de 2012

     Segunda etapa do trabalho:

     Iniciamos esta segunda etapa com a convicção que estamos no caminho certo, nesta difícil trajetória do ensino aprendizagem. Este pensamento se fez presente devido a  participação da maioria dos alunos no projeto. Também pela colaboração dos professores desta Unidade, os quais participaram, dando sugestões e colaborando com boas ideias para  o direcionamento do trabalho.
     Nesta etapa, os alunos tendo a questão desafio já definida, foram a campo para a pesquisa e coleta de dados. Tivemos que direcionar e questioná-los várias vezes para começarem a encaminhar seus trabalhos, isto ocorreu "creio " que por não ser uma postura cotidiana da escola o trabalho com pesquisa.
     Com alguns dados em mãos os alunos foram ao laboratório de informática e começaram a expor seus pensamentos e possivéis respostas a respeito do tema.
     Outro ponto do trabalho nesta etapa foi a elaboração do "Mapa Conceitual" com cada turma. Tendo algumas informações dos temas, devida a pesquisa, os alunos demonstraram sabedoria na argumentação das palavras  ( CHAVE ), para as ligações e conpreenções. Os terceiros anos realizaram este mapa no coletivo, devido se tratar de um único tema para cada turma. Já os quartos anos, desenvolveram o mapa de forma individual, cada componente do grupo realizando de acordo com sua questão desafio.
     Um ponto negativo a ser abordado e que deve ser em comum na rede é a indisciplina e a falta de interesse de um número X de alunos, são poucos, porém existem, que mesmo partindo deles os questionamentos, não se dedicam e nem se comportam com postura de estudante perante a seu ensino.
     Fica esta inquietação....  Por onde caminhar com estes alunos?
     Deixando as lamentações de lado, avalio como positiva esta segunda etapa, tendo ótimos mapas conceituais, participação com argumentos ricos e pontuais sobre os temas, empolgação e vontade de relatar sem demonstração de receio os conhecimentos e informações adquirido por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário